20/09/2007

20.09.07

Quando ocorre um acidente, a primeira causa justificativa é o excesso de velocidade. Tal acontece porque o Código da Estrada regulamenta que é "excesso de velocidade" sempre que o condutor excede os limites estabelecidos ou sempre que não consegue imobilizar o seu veículo no espaço livre e visivel à sua frente.

Para mim, mais preocupante do que definir o excesso de velocidade, é a falta de noção que existe no universo automobilista sobre o triangulo velocidade/ distância de travagem/ distância de segurança.

A distãncia de segurança deve ser o resultado da conjugação velocidade/ distância de travagem.

Sabia o (a) amigo (a) leitor (a) que a 90 Km/h o veículo percorre 25 metros por segundo ?

Em condições normais um condutor demora entre 0,7 segundo e 1 segundo a reagir a um estímulo. Ou seja, a 90 Km/h um condutor percore entre 21 a 25 metros durante o seu tempo de reacção.

Se a resposta a esse estímulo for travar, então vai o veículo precisar de cerca de 40 metros para se imobilizar, o que dá um total de 61 a 65 metros percorridos desde o momento em que surge o estímulo à imobilização do veículo.

Parece-lhe pouco ? Conte entre 61 e 65 passos largos e verifique a distãncia. Tinha noção destes valores, ou acha que são apenas teorias ?

Afinal o grande problema não é apenas a velocidade, mas sim o triângulo onde ela está inserida: Velocidade/ Distância de Travagem/ Distãncia de Segurança.

Esta informação é importante para que as pessoas percebam o risco iminente em que se colocam. No entanto tem falhado a sua articulação pelo mundo rodoviário.

Espero desta forma fazer com que percebam da demais importãncia de actuar sobre este triângulo, não ignorando nenhum dos vértices.
Texto: Jorge Ortolá

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