30/08/2007

30.08.2007



A calendarização da renovação dos titulos de condução está legislada da seguinte forma:


Licenças de veículos agricolas ou florestais: 50,55,60,65,68 anos de idades e posteriormente de 2 em 2 anos.

Licenças de ciclomotores: 50,55,60,65,68 anos de idade e posteriormente de 2 em 2 anos.

Categoria A e sub-categoria A1 (Motociclos) e categoria B (Aut. ligeiros) e sub-categoria B1 (Quadriciclos): 50,55,60,65,68 anos de idade e posteriormente de 2 em 2 anos.

Categoria C e sub-categoria C1 (Aut. Pesados Mercadorias): 40,45,50,55,60,65,68 anos de idade e posteriormente de 2 em 2 anos.


Categoria D e sub-categoria D1 (Aut. Pesados de Passageiros): 40,45,50,55,60 anos de idade. esta categoria não é renovada aos 65 anos.

Para se efectuar a revalidação das licenças de condução ou das cartas das categorias A; A1; B; B1, bas ta que o seu titular, entre outros documentos, apresente um atestado médico emitido por um clínico geral.

Para revalidar as categorias C;C1;D;D1, o atestado médico tem de ser emitido pelo Delegadode Saúde.

sabendo que aos 16 anos de idade um individuo se pode propor a adquirir carta de condução das sub-categorias A1 e b1, ficando o código válido para obtenção posterior das categorias A e B, com um simples cálculo mental concluímos que dos 16 aos 50 anos de idade vai um período temporário de 34 anos sem controlo médico.

Este é o primeiro ponto do problema.

O segundo ponto passa pela actualização. É que não é exigido a quem revalida o seu título, que frequente formações de actualização. Num período de 34 anos muitas são as matérias que se alteram e tantas outras as que se introduzem. A realidade rodoviária também é bem diferente.

Há países onde a revalidação do título de condução é feita de 5 em 5 anos e sempre com frequência de horas de actualização teórica até o individuo completar 40 anos de idade. Posteriormente a essa idade, a frequência de formação deixa de ser apenas teória, mas passa a contemplar horas de formação prática.

Assim conseguem-se condutores actualizados, mais conscienciosos e sensibilizados.

Assim conseguem-se alterar comportamentos e diminuir a sinistralidade rodoviária.

A questão é: Em Portugal é possivel implementar este sistema ?

Respondo eu: Haja vontade e gente capaz de trabalhar para que as coisas evoluam...
Texto: Jorge Ortolá

1 comentário:

Tiber disse...

Olá Jorge
Interessante este seu artigo, que responde ainda que parcialmente a uma dúvida minha: Apesar da minha carta ter duração até aos 65 anos, terei mesmo que renová-la aos 50?

Um abraço
Tiber